31 de jan. de 2007

O Perfil do Profissional de Segurança da Informação

Quando comecei minha carreira profissional em 1990, eu trabalhava como desktop publishing que era uma área restrita a quem tinha computadores voltados a este fim e um mínimo de conhecimento de design gráfico. Com o passar dos anos, o desenvolvimento do MS-Windows e a primeira geração de aplicações gráficas para esta plataforma – tais como o Corel Draw e o Page Maker – surgiram bureaus de edição em cada esquina, e verdadeiras monstruosidades do design nasceram. Conceitos básicos de tipografia e uso de cores não eram utilizados e a poluição visual tomou conta de flyers, panfletos, cartazes, revistas, jornais e todo o tipo de mídia impressa.

Depois de algum tempo o mercado foi se ajeitando, e os profissionais de design tiveram o seu espaço garantido pela competência em suas atividades e o conhecimento teórico necessário para fazer um trabalho que equilibrasse forma e função, como deve ser qualquer peça de design. Eu acabei entrando em Tecnologia da Informação em 1995 e me aprofundando em Segurança da Informação a partir de 1997, e por menos que esperasse estou vendo novamente essa nervosa confusão de conceitos acontecer; mas agora é no mercado que emprega profissionais em Segurança da Informação.

Depois de reclamar muito em listas de discussões e papos com amigos que trabalham com Recursos Humanos, decidi escrever este artigo com um ambicioso objetivo; servir de referência para os profissionais de ambos os lados da negociação de emprego entenderem como uma carreira em Segurança da Informação pode ser construída; que requisitos podem ser feitos para cada uma das etapas e como um job description pode ser criado para as funções existentes.

Note que este artigo é uma tentativa pessoal de fomentar esta discussão e passar da fase de reclamações para uma contribuição aos colegas da área e aqueles que querem juntar-se a este clube não tão fechado quanto parece.

Nenhum comentário:

Postar um comentário